Pastel de frios com orégano

Tempere o fim de semana: 5 pratos para levar as crianças para a cozinha

Cozinhar com os pequenos é divertido e ajuda a desenvolver o paladar

Um dos grandes males dos nossos tempos é que muitas pessoas se distanciaram do preparo da própria comida, criando uma barreira invisível entre elas e os alimentos. No entanto, transformar os ingredientes em receitas saborosas é saudável e ainda nos devolve o senso de saber o que estamos colocando para dentro do nosso próprio corpo.

A boa notícia é que dá para resgatar esse bom hábito, começando pelas crianças. Que tal levá-las para a cozinha para um dia gastronômico? Colocar as mãos na massa ajuda os pequenos a se interessarem pelos alimentos, entenderem melhor sua origem e, de quebra, desenvolverem o paladar.

Muitas crianças podem torcer o nariz para uma série de ingredientes. Porém, quando veem o resultado do que eles mesmos produziram, querem provar a novidade. Isso faz com que se abram para novos sabores!

Um bom jeito de iniciar é pelo próprio supermercado. Ensine a criança a fazer uma lista de compras, procurar os ingredientes e escolher os legumes e frutas mais frescos. Chegando em casa, é hora de se preparar. Higiene é fundamental, então, não se esqueça de alertar sobre a importância de lavar as mãos.

Na hora do preparo das receitas escolhidas, preste atenção à faixa etária da criança que é seu ajudante na ocasião. Os menorzinhos podem misturar com as mãos ou uma colher, já os mais crescidos, a partir de 8 ou 9 anos, têm habilidade para usar facas sem ponta. Não deixe, porém, que eles fiquem sozinhos no cômodo ou mexam com objetos cortantes. Eletrodomésticos, incluindo forno e fogão, devem ser sempre operados por um adulto responsável.

Veja a seguir cinco receitas fáceis e saborosas para testar e saborear com as crianças na cozinha:

Biscoitos de Gengibre

Biscoitos de gengibre

Bolo de Chocolate com Noz-Moscada

Bolo de chocolate com noz-moscada

Muffins de Banana com Canela

Muffins de banana com canela

Espetinhos Caprese com Manjericão

Espetinhos caprese com manjericão

Pastel de Frios com Orégano

Pastel de frios com orégano