Alguns temperos têm o poder de não só de dar sabor a receitas como também perfumar a cozinha. Canela e erva-doce entram nesse rol de ingredientes aromáticos e deliciosos.
Costumamos relacionar os dois temperos às delícias de junho, mas a verdade é que tanto a canela quanto a erva-doce são muito versáteis em seus usos gastronômicos e podem ajudar a criar preparações diferentes e gostosas em qualquer época do ano. Mesmo receitas como a Pamonha com Erva-Doce e o Bolo de Fubá com Erva-Doce enchem qualquer alma de conforto seja no inverno ou no verão.
A semente com sabor leve de anis, porém, não precisa ser empregada apenas na confecção de doces. A erva-doce vai muito bem com peixes e carne de porco, por exemplo. Experimente salpicar algumas sementes sobre a pizza de calabresa e sinta no paladar o toque diferente!
Já a canela, em pó ou casca, tem sabor e aroma mais fortes. Seu uso culinário é muito ligado, como no caso da erva-doce, ao preparo de sobremesas. Entram na lista de delícias guloseimas como Mini Churros com Doce de Leite e Canela e Abacaxi Caramelado com Cravo e Canela, por exemplo.
O que muitas pessoas não sabem é que a especiaria nativa do Sri Lanka e da mesma família do louro, é um tempero muito usado em carnes e legumes na cozinha árabe e indiana. À primeira vista, a ideia pode parecer estranha, mas a canela dá sabor sensacional também a preparações salgadas. Vale provar!
Veja a seguir seis deliciosas receitas com erva-doce e canela: