Guia da Marmita: os temperos que não podem faltar na sua despensa

Lista com dez condimentos essenciais para quem gosta de preparar refeições com antecedência

Organizar a produção dos pratos da semana é uma mão na roda para quem tem uma rotina atribulada e não consegue cozinhar com frequência. Comida caseira, além de deliciosa, costuma ser mais saudável, com menos gorduras e sal, que, se utilizados com exagero podem não fazem bem. Mas, preparar marmitas gostosas tem tudo a ver com sabor, e sabor tem tudo a ver com temperos. Por isso, fizemos uma listinha com nove condimentos que não podem faltar na sua despensa. Com eles, dá para ficar tranquilo e pensar em preparar qualquer tipo de refeição. Veja a seguir:

Temperos que não podem faltar

Pimenta-do-reino (branca e preta)
Ao lado do sal, a pimenta pode ser usada para dar mais sabor a qualquer receita, de molhos de salada a tempero de carne. Se você não gosta dos pontinhos pretos aparecendo em ingredientes como frango, use a pimenta branca, que some na superfície do alimento.

Orégano
Essa erva é um coringa. Use em molhos vermelhos, para temperar legumes refogados e até para finalizar um prato só na hora de comer. Além disso, orégano é tudo de bom em cima da pizza!

Louro
Folha mediterrânea muito usada na gastronomia portuguesa, o louro é também ícone na comidinha nacional. Use no feijão, para assar o frango e até para cozinhar o arroz.

Salsa
A salsa dá a qualquer receita um delicioso toque herbáceo. Pode ser usada em virtualmente qualquer preparação, de arrozes a molhos e carnes. Também funciona muito bem para finalizar os pratos.

Para incrementar a marmita

Páprica
A especiaria feita a partir de pimentões secos dá sabor e cor aos alimentos. Além de temperar carnes, é ótima na batata e em legumes como couve-flor.

Curry
Use o curry quando quiser dar um sabor exótico à comida. O mix de especiarias típico da cozinha indiana pode ser usado em cozidos vegetarianos e com carne e fica uma delícia em receitas com arroz.

Manjericão
Essa erva super aromática é perfeita para finalizar saladas, temperar carnes brancas e, claro, para fazer aquele molho de tomate.

Noz-moscada
Para finalizar nossa lista de compras, a noz-moscada. Seu sabor pode não ser muito conhecido, mas ela dá um aroma especial a molhos brancos e pratos feitos a partir de queijos.

Alecrim
A erva mediterrânea é perfeita para temperar carnes, desde as vermelhas até os peixes mais delicados. A única dica é usar com moderação, pois seu sabor é intenso e pode se sobressair.