Fica que vai ter 4 bolos! Aprenda a turbinar o bolinho do café com ervas e especiarias.

Doce que faz a alegria das tardes fica ainda mais gostoso quando tem seu toque especial.

Não tem cheiro mais gostoso do que o de café sendo passado e bolo assando no forno, não é? A dupla é uma das mais queridas quando o assunto é lanchinho da tarde, e isso não é à toa. A massa doce, fofa e quentinha combina direitinho com a bebida mais tradicionalmente brasileira: o cafezinho. Mas sabia que bolo pode ganhar variações saborosas com o uso de temperos? Sim, você ouviu certo! Que tal aprender a usar ervas e especiarias no bolo do café da tarde? A gente ensina.

As massas à base de farinha de trigo datam da Antiguidade. O doce fofo e rico, que leva açúcar, manteiga e ovos na receita, porém, só começou a ser produzido com o advento das colônias produtoras de cana-de-açúcar na metade do século 17. Daí para a frente, foi evoluindo até chegar às centenas de variações, combinações, recheios, coberturas e formatos que conhecemos hoje.

Há uma série de maneiras de incrementar os bolos de café, que são em geral mais simples e sequinhos. Elas vão desde frutas e cremes até as ervas e especiarias. Canela e cravo são os mais clássicos neste uso. Bolos de banana, maçã, pera ou castanhas e frutas secas ficam ainda mais saborosos com a adição destas duas especiarias, que podem ser combinadas. O gengibre em pó é outro tempero incrível para bolos. Seu sabor mais picante e aroma característico dá um ar quase natalino às preparações. 

Mas as ervas também têm seu espaço. Um exemplo muito tradicional é a erva-doce, que funciona perfeitamente em um bolo de fubá. O tomilho também é pouco conhecido em doces, mas combina muito bem com frutas como ameixa e pêssego. 

Uma coisa é certa: sabendo do que você gosta é possível criar uma série de receitas cheias de sabor usando ervas e especiarias e dando a sua cara.

Veja a seguir quatro receitas de bolos muito saborosos para acompanhar o cafezinho da tarde: