Em um país majoritariamente cristão como o é o Brasil, é fácil entender por que o hábito de comer peixe durante a Semana Santa se popularizou tanto. O costume de consumir a carne branca faz parte da tradição religiosa do cristianismo e é uma forma de praticar o jejum. Ou seja, se abster de comer outro tipo de carne, principalmente a carne vermelha. Assim, pratos com peixes são bastante tradicionais nas mesas de almoço do feriado, principalmente na Sexta-Feira Santa e no domingo de Páscoa.
A carne de peixe costuma ser leve --mesmo em espécies conhecidas como gordas, como é o caso do atum e do salmão-- e seu sabor suave. Por isso, é importante aprender dicas de como temperar essa proteína sem perder nenhum sabor. O primeiro truque para quem quer se aventurar no mundo dos peixes é não exagerar nos condimentos e procurar temperar a carne próximo da hora de ir para o fogão.
Algumas ervas e especiarias ficam especialmente saborosas na combinação com peixes e podem ser usadas sem medo, como salsa, cebolinha, coentro, tomilho e alecrim (que tem sabor intenso, mas fica perfeito ao lado de carnes brancas ou rosadas, principalmente salmão). Dentre as especiarias, páprica e curry, usados com moderação dão um toque exótico às receitas.
Para ajudar quem quiser sair dos pratos de sempre, separamos quatro preparações saborosas para experimentar no feriado. Veja a seguir: