Seu peru pode estar lindo, o pernil maravilhoso e o salmão saborosíssimo. Todo mundo concorda que não se faz uma ceia apenas com prato principal, certo? Por isso, vamos falar um pouco sobre acompanhamentos e como os temperos podem ajudar a mudar a cara dessas receitas que ajudam a deixar as iguarias que são as estrelas da festa ainda mais gostosas.
O acompanhamento mais tradicional das festas de fim de ano brasileiras é provavelmente a farofa. Esta receita nacional, que pode ser feita à base de farinhas de mandioca ou de milho, vai bem com basicamente qualquer proteína --inclusive peixes. As farofas podem ser incrementadas com bacon, castanhas e legumes e, para os que gostam de sabores agridoces, frutas como a banana-da-terra ou frutas secas. Os condimentos que podem ser usados na farofa variam de acordo com a infinidade de ingredientes que aparecem nas receitas, mas tenha certeza de que não dá para errar usando a tríade pimenta-do-reino, salsa e cebolinha, que complemente bem tudo.
Além de saladas, arrozes e purês são outros acompanhamentos que podem fazer bonito na mesa das festas. Como estamos falando de Natal e Ano Novo é legal tentar dar uma incrementada naquela receita do dia a dia. Assim, em vez de arroz branco, tente uma versão amarelinha usando cúrcuma e salsa para finalizar, uma receita que fica bonita na mesa e combina com qualquer prato principal. Outra preparação versátil é o purê de batatas com um toque de noz-moscada, que fica bom com peixes, aves e carnes vermelhas.
Veja abaixo quatro deliciosas e diferentes receitas de acompanhamentos para fazer no Natal e no Ano Novo: