4 purês diferentes que valorizam qualquer refeição

O acompanhamento não precisa ser feito apenas com batata-inglesa; aposte em outros vegetais e veja como temperar

Poucas comidas são tão reconfortantes como um purê. Sua textura aveludada e cremosa faz par ideal com carnes e vegetais ensopados ou com molhos, por exemplo. A boa notícia é que o querido acompanhamento não precisa ser apenas o clássico feito de batata-inglesa e noz-moscada. Usando outros vegetais e temperos diferentes, é possível criar uma variedade incrível de purês que valorizam sua refeição e dão uma cara diferente ao almoço ou jantar de todos os dias.

A palavra purê vem do francês purée, que por sua vez tem raiz no latim. O significado específico do verbo era drenar o excesso de água leguminosas como feijões e lentilhas deixados de molho. Essas favas eram depois cozidas até se tornarem uma papa. O creme se tornou o precursor dos purês que conhecemos hoje, feitos de frutas, hortaliças e principalmente raízes e tubérculos.

É mais fácil preparar purês a partir de vegetais com mais amido e menos água. Dessa forma, é possível garantir uma textura uniforme e pouco granulada. Abóbora, mandioquinha, batata-doce, mandioca, cenoura e couve-flor estão entre os purês famosos. Para deixar a preparação ainda mais saborosa, lance mão de ervas e especiarias, que têm o poder de transformar qualquer creminho insosso no mais delicioso dos pratos.

Veja abaixo como temperar alguns legumes na hora de preparar o purê.

Batata-doce: alecrim, páprica, orégano, tomilho, cúrcuma,
Abóbora: curry, cominho, tomilho
Cenoura: curry, salsa, orégano, gengibre, erva-doce, noz-moscada
Mandioca: páprica, salsa, cebolinha, cúrcuma
Mandioquinha: salsa, tomilho, orégano
Couve-flor: cominho, coentro, cebolinha, páprica, salsa

Separamos uma seleção de receitas deliciosas de purês diferentes, super simples de fazer e cheios de sabor. Veja abaixo: