Páprica doce: conheça os diferentes usos do tempero

Especiaria feita à base de pimentões é mais democrática do que se pensa.

Muito popular na Hungria, na Espanha e na cozinha de países como a Polônia, a páprica tem sua origem na América Central e no México, de onde vêm os pimentões, que, secos e moídos, resultaram neste conhecido tempero.

A páprica existe em algumas variedades e, mesmo a doce, tem como uma de suas características um sabor levemente picante. Seus usos são quase infinitos. Pode ser usada para temperar carnes brancas e vermelhas antes de serem assadas, para dar cor a cozidos e como componente aromático de vegetais.

Além disso, a páprica doce fica ótima em molhos e sopas e funciona, por conta de sua bela cor vermelha, para finalizar pratos. Inclusive esta é a melhor dica para quem nunca provou e quer se aventurar no mundo da páprica: use para salpicar sobre a batata frita, a salada, o ovo frito ou aquela pastinha de queijo que acompanha as torradas da happy hour.

Além da super versátil páprica doce, quem gosta de sabores apimentados pode experimentar a páprica com pimenta calabresa KITANO, em que a especiaria aparece em uma mistura especial com a pimenta: casamento perfeito para uma comida mexicana ou para dar um super sabor ao churrasco, por exemplo.

Separamos quatro receitas para usar e abusar da páprica e abrir de vez espaço para esta especiaria na sua despensa: