Como transformar
o picadinho de carne
com 3 temperos

Prato popularizado no Rio de Janeiro ganha mais sabor com ervas e especiarias.

No prato vão, arrumadinhos, um ao lado do outro: carne em cubos com molho, arroz branco, banana empanada, farofinha, couve e um ovo frito. Deu água na boca? A gente entende. E pra fazer essa combinação ficar ainda mais perfeita, vamos ensinar a turbinar com ervas e especiarias a estrela principal da preparação: o picadinho.

Receitas que levam carne bovina bem picada e servida em molho são comuns em uma série de culturas e culinárias. Podemos pensar em refogados orientais, no estrogonofe, no tradicional bife bourguignon francês. Por aqui, o picadinho nasceu, muito provavelmente como uma evolução dos cozidos portugueses. Acredita-se que tenha sido criado pela boemia carioca no início do século 20, onde se popularizou e ganhou seus acompanhamentos mais famosos. Pouco depois, viajou a São Paulo, virou prato feito e comida típica de segunda-feira.

Na sua base, o picadinho é feito com carne bovina, que pode ser acém, capa de filé, coxão mole ou alcatra, sendo que o corte escolhido impacta no tempo de cozimento. Depois de bem picada, essa carne é refogada com alho e cebola, e cozida com louro e tomates até atingir sua maciez. Cheiro verde bem picado e pimenta-dedo-de-moça estão entre os ingredientes que podem entrar para dar um toque a mais.

Mas o que já parece perfeito pode melhorar. Temperar a carne com sal e pimenta preta antes de começar a preparar o prato é uma das dicas. Só a presença desta especiaria picante, que foi trazida da Ásia para o Ocidente, já é capaz de mudar completamente o sabor do picadinho. Isso porque usada na quantidade correta (meia colher de café para 500 g de carne seria suficiente), ela agrega sabor e aromas complementares aos da carne vermelha, sem deixar a comida ficar apimentada.

Na hora de fazer o refogado com alho e cebola, a dica é experimentar adicionar temperos que podem dar mais complexidade. O mediterrâneo orégano vai trazer um bem-vindo frescor, enquanto a cúrcuma e a páprica vão colaborar para dar cor, prover sabores mais aprofundados e ainda contribuir com a cremosidade. O orégano, a cúrcuma e a páprica são temperos extremamente curingas nesta receita, pois podem ser usados em conjunto ou separados.

Para finalizar tudo isso, com o picado já no prato e acompanhado das guarnições, o truque é salpicar alho granulado sobre a preparação. Com o picadinho muito bem temperado, o alho vai dar mais um toque de picância e fechar com chave de ouro. Bora pra cozinha transformar o prato da segunda na refeição mais deliciosa da semana?

5 maneiras de fazer picadinho de carne

4 jeitos de temperar o feijão de todo dia