Dica do chef: 5 técnicas para preparar frango que vão te salvar na cozinha

Veja as dicas que vão ajudar a fazer seus pratos com frango um sucesso

Saboroso e leve, o frango é a proteína animal mais consumida no Brasil, à frente das carnes bovina e suína. Já que o alimento é tão presente na mesa do brasileiro, resolvemos separar cinco dicas de chef que vão ajudar no preparo deste ingrediente e fazer seus pratos ainda mais gostosos. Veja a seguir:

Saiba quais temperos usar
O frango é bastante democrático no quesito temperos, mas há alguns que combinam mais do que outros. Para quem não quer errar, além da salsa e da cebolinha, a carne fica ótima com tomilho, alecrim e orégano. Para os mais ousados, vale testar receitas com curry e páprica. Para o tempero do dia a dia, tanto a pimenta-do-reino preta como a branca ficam muito boas.

Use limão
Não quer temperar o frango só com sal e pimenta? Use suco de limão. O ácido da fruta é uma espécie de par perfeito para essa carne. Funciona para frango grelhado, salteado e até assado. Simples e gostoso.

Aposte nas marinadas
Marinar o frango (em filés, cubos ou mesmo inteiro) é uma maneira ótima de dar mais sabor. Para fazer uma marinada, tempere o frango com sal e combine um líquido ácido (vinho, cerveja, suco de laranja) aos temperos da sua preferência, como tomilho, alecrim, orégano ou manjericão. Peças inteiras podem ser deixadas na marinada por cerca de 12 horas. Para um frango em pedaços, cerca de três a quatro horas está bom.

Asse com manteiga
Um jeito de dar mais sabor ao frango assado é usar uma manteiga temperada no cozimento. Misture a manteiga em temperatura ambiente à erva de sua preferência, como tomilho ou alecrim. Com cuidado descole a pele do frango da parte do peito, sem arrancá-la. Espalhe a manteiga entre a pele e a carne. A gordura vai cozinhar por baixo da pele, dando mais crocância e sabor ao frango.

Dry rub também funciona com frango
O dry rub é uma mistura de temperos secos muito usada em carnes bovinas e suínas e famosa em churrascos. Esse mix, porém, pode e deve ser usado com frango. É só esfregar o tempero na carne, de preferência inteira ou em pedaços maiores, e prepará-la da forma que quiser --grelhar e assar são métodos especialmente interessantes. Uma sugestão é misturar sal, alho e cebola desidratados, páprica, pimenta e salsa. Fica uma delícia!