A história da sopa é provavelmente tão antiga quanto a história da própria comida. Afinal, cozinhar alimentos em água é uma das formas mais primitivas de culinária. O preparo sobreviveu milhares de anos e segue sendo uma iguaria apreciada até hoje, com receitas típicas de países. Além disso, foi-se o tempo em que se achava que sopa era comida para doentes: bem temperada e saborosa, é possível dizer com toda convicção do mundo que sopa é janta, sim!
Aos que torcem o nariz para os caldos e cremes que são perfeitos para aquecer os dias mais frios, vale lembrar que, assim como qualquer outra receita, a sopa depende de bons ingredientes e, claro, ótimos temperos. A mais simples canja de galinha ganha aromas incríveis e agrada paladares dos mais renomados chefs quando preparada da maneira correta.
Para quem tem dúvidas sobre como temperar suas sopinhas preferidas, preparamos um pequeno guia para acertar nas ervas e especiarias.
Legumes: raízes e tubérculos, como batata, mandioca e cenoura são como uma tela em branco no mundo das sopas. Aposte nas ervas, como tomilho e salsa, se quiser algo mais leve. Mas lembre-se de que especiarias como páprica e noz-moscada, por exemplo, podem dar sabor especial às preparações.
Hortaliças: em cremes e caldos a base de folhas e leguminosas, como brócolis ou ervilha, fique nas ervas. Alecrim, orégano e manjericão, além de salsa e cebolinha, são ecléticos e costumam agradar a todos os paladares.
Carnes: sopas com carnes (brancas ou vermelhas) podem ganhar mais força com os temperos. Neste caso, especiarias como curry e páprica são bem-vindos e podem dar sabor especial.
Veja a seguir quatro receitas práticas e saborosas para aquecer os dias frios: