Nenhum tempero é igual ao seu: 4 maneiras de temperar filé de peixe para deixá-lo com a sua cara

De carne branca e leve, a tilápia de todo dia ganha cor e sabor com uso das ervas e especiarias corretas.

Se você é daquelas pessoas que gostaria muito de comer mais peixe, mas não quer saber do filézinho de sempre temperado só com sal, chega mais que vamos te ensinar a usar ervas e especiarias para deixar esse prato do seu jeito!

Para aprender a temperar qualquer alimento é importante saber com o que ele combina em termos de sabor. No caso do filé de tilápia, o truque é usar um bom tempero! Como o sabor desse peixe é bem suave – diferente de salmão, atum, bacalhau e mesmo outros tipos de peixe branco –, não se pode exagerar. A ideia é que os sabores da carne e dos temperos se harmonizem e não se sobreponham.

Como dicas de especiarias a serem usadas, estão a pimenta-do-reino preta e o açafrão-da-terra. A pimenta-do-reino Kitano tem sabor marcante, textura e cor mais uniformes e funciona para temperar o peixe tanto cru como para finalizá-lo depois de pronto. O açafrão-da-terra vai dar cor, e o aroma mais terroso desta especiaria – que pode ser usada junto com a pimenta-do-reino – funciona com o peixe e seus sabores minerais. 

No caso das ervas, duas delas se sobressaem e são temperos clássicos. Quer dar um toque mais mediterrâneo? Use o alecrim. Para um sabor latino, vá de coentro! Em todos esses casos, um outro ingrediente fresco pode complementar e ajudar na composição de sabor: o suco de limão!

Vale também dizer que os modos de preparo do filé de tilápia ajudam a mudar muito a aparência da receita. Por exemplo: a pimenta pode ser usada no peixe grelhado; o açafrão-da-terra para empanamento; o alecrim no papelote; e o coentro em um ceviche. O importante é usar sempre os melhores temperos, como Kitano, e dar a cada prato o seu toque pessoal!

4 maneiras de temperar filé de peixe

Dicas do chef: 5 técnicas de peixes que vão te salvar na cozinha