Versátil, prática e deliciosa: a carne moída é perfeita para o dia a dia

Aprenda a temperar a queridinha da mesa brasileira de quatro maneiras

Arroz, feijão, farofa e saladinha. Tudo isso acompanhado de carne moída bem refogadinha e aromática. Para muitos, é esse o almoço ideal, principalmente nos dias de semana, quando buscamos pratos práticos, saborosos e cheios de nutrientes. A melhor parte é que a carne moída não precisa ser sempre a mesma. Dá para mudar a cara desse prato principal apenas utilizando temperos. A gente ensina!

Uma das queridinhas da mesa brasileira (normalmente patinho bovino, mas também coxão mole ou duro), a carne moída é bastante versátil. Diferentemente de carnes brancas, que têm sabor mais suave, ela aceita e fica muito gostosa com uma série de condimentos. Assim, um único alimento pode se desdobrar em muitos.

Alguns condimentos são bastante conhecidos e usados como tempero de carne moída. É o caso de salsa, cebolinha, alho e cebola. Mas uma folha de louro, por exemplo, pode dar um gosto super especial ao prato. Noz-moscada é outro condimento que confere aromas diferentes à carne moída, dando um toque de sofisticação. O uso de orégano e páprica deixa o prato com um quê mediterrâneo, enquanto usar cominho e coentro oferece um ar indiano à preparação (embora muita gente adore essa dupla aqui no Brasil também).

Para quem quer inovar mesmo, a dica é usar canela no preparo da carne moída. Não, você não leu errado. Embora a especiaria seja conhecida por seu uso em doces em terras brasileiras, a canela (e também o cravo) é muito usada no tempero de carnes na cozinha árabe. O sabor é bastante diferente e exótico, e vale a pena testar!

Abaixo, damos quatro ideias para temperar a carne moída de jeitos diferentes e fugir da mesmice no almoço da semana: