Cominho: veja como usar a especiaria essencial das culinárias indiana e mexicana

Com sabor intenso, tempero usado desde a Idade Antiga dá toque diferente aos pratos

Muitos não acham fácil usar o cominho na cozinha. Essa percepção vem do fato de a especiaria ter um sabor muito intenso e quente, entre o doce e o picante. Usado em demasiado, o tempero pode roubar a cena e acaba deixando os alimentos com um gosto só. No entanto, utilizado na medida certa, o cominho acrescenta camadas de aromas complexos, dando aos pratos um toque único.
Os livros diferem no que diz respeito à origem desta semente especial, que é torrada e moída antes do consumo. Mas, seja do Sudeste Asiático ou do Egito (onde era usado como remédio), o que se sabe é que gregos e romanos já usavam o cominho na sua culinária, deixando a especiaria em pequenos potes à mesa, como fazemos com a pimenta-do-reino hoje em dia.
Durante a Idade Média, ele praticamente sumiu, mas foi suficientemente guardado pelo espanhóis, que o levaram ao México, onde o tempero se tornou essencial a preparações como o chili com carne. Outra cozinha que tem o cominho como fundamental é a indiana, onde a especiaria faz par com o coentro para criar o sabor característico de típicos curries e masalas.
Aqui no Brasil, é usado por muitos no tempero do feijão. Mas, além da leguminosa, é possível temperar uma série de outros alimentos com cominho. Entre eles, estão berinjela, pães, repolho, arroz, batata, abóbora, lentilha, aves e carnes, incluindo o cordeiro.
Veja abaixo algumas receitas práticas e saborosas que separamos para que você testar o sabor dessa especiaria. Temos certeza que o cominho vai ganhar lugar cativo na sua despensa!