Da mesma família da hortelã, o orégano está, ao lado do alho, da cebola e do cheiro verde, entre os temperos mais usados em nossa culinária, fortemente influenciada pela comida mediterrânea. Sua praticidade e sabor característico -forte, levemente apimentado, com um pouco de aroma de limão-, fazem o orégano ser uma espécie de erva coringa da cozinha.
Não é exagero dizer que ele vai bem com quase tudo. Para se ter uma ideia, o tempero é usado basicamente em todo o mundo. Na Itália, dá sabor a massas, molhos e legumes. Na Grécia, tempera peixes e saladas. No México, é essencial em pratos típicos como o burrito e os tacos, sem falar no chili de carne. Na Espanha e em boa parte da América Latina, usa-se o orégano em ensopados.
Apesar de poder ser usado em uma série de receitas elaboradas, uma das magias do orégano é poder dar um toque de sabor a mais a qualquer prato do dia a dia. Por exemplo, experimente colocar a erva seca no ovo batido que será usado para fazer frango ou bife à milanesa. Os filés passados primeiro na farinha de trigo, depois na mistura temperada de ovo e por fim na farinha de rosca, antes de ir para o óleo quente, ficam ainda mais saborosos. Arroz, feijão, batata frita, todos combinam com o sabor especial do orégano.
Se quiser combinar essa deliciosa erva com outros temperos e especiarias, experimente usar ao lado de louro, pimenta, manjericão, cominho, páprica ou alecrim!
Veja a seguir quatro receitas deliciosas e práticas com orégano: