Mapa das combinações: comida mexicana tem muito mais temperos do que apenas pimentas

Conheça os condimentos que fazem parte da culinária tradicional do México e os leve para sua cozinha

É muito fácil pensar em comidas apimentadas quando se fala de culinária mexicana. E parte do motivo pelo qual isso vem à cabeça é a cultura “tex mex”, muito disseminada pelo mundo. No entanto, essa gastronomia altamente picante, popularizada e largamente consumida nos EUA, foi apenas inspirada na cozinha mexicana original.

Pratos típicos deste país da América Central até têm pimentas (uma série delas, secas e frescas) na sua composição, mas também devem seu sabor a outras ervas e especiarias, em especial à dupla coentro e cominho.

Este duo, ao lado de orégano e tomilho e, claro, das pimentas (incluindo as do reino branca e preta), é capaz de dar um toque mexicano a comidas triviais, transformando o almoço ou o jantar de dia de semana em algo diferente e inspirador.

Experimente, por exemplo, temperar uma carne com esses condimentos secos, antes de grelhar ou assar, ou então fazer uma marinada com os temperos, alho e limão para carnes brancas como frango ou peixe. Aproveite para lançar mão de ingredientes usados tipicamente na cozinha mexicana, como milho, abacate e pimentões, e pronto! Nem só de tacos e burritos é feito o sabor do México!

Selecionamos algumas receitas que têm inspiração nos temperos que fazem parte da culinária mexicana para que você possa testar em casa. Veja a seguir: