Conheça três duplas de temperos que são almas gêmeas

Aprenda a preparar pratos saborosos com ervas e condimentos feitos um para o outro

Tem aqueles ingredientes que parecem ter sido feitos um para o outro: arroz e feijão, queijo e goiabada, frango e batata. E o mesmo acontece com os temperos. Mas há muito mais combinações perfeitas do que as tradicionais alho e cebola e salsa e cebolinha, tão tradicionais da culinária brasileira. Neste texto, a KITANO mostra como aproveitar três duplas de temperos que são almas gêmeas em dicas de preparo deliciosas e práticas.

Uma das mais saborosas e fáceis de usar em uma infinidade de pratos é o duo manjericão e orégano. Ervas da mesma família, elas ficam incríveis quando usadas em massas, queijos e molhos mais ácidos, como o de tomate. Para fazer um molho rústico de tomate, corte os frutos na metade (cerca de dois quilos), tempere com sal, pimenta e azeite e asse por meia hora em forno médio. Depois, em uma panela grande, faça um refogado de alho e cebola. Acrescente os tomates e mexa bem. Vá amassando-os com a própria colher com que está mexendo o molho para que fique pedaçudo e cozinhe por mais 20 minutos. Acrescente duas colheres de chá de manjericão e uma de orégano e pronto. O molho coringa vai no macarrão e também na pizza!

A dupla dinâmica cominho e noz-moscada não é tão comum, mas taí dois temperos que devem estar em qualquer despensa. Juntos, conferem sabor especial a receitas como o quibe de carne. Quente e picante, o sabor do cominho se equilibra perfeitamente com o adocicado da noz-moscada. Para fazer, hidrate trigo para quibe com água quente (uma xícara e meia de chá para 600 g de carne). Tempere a carne moída (patinho ou acém) com sal, pimenta e a dupla cominho e noz-moscada. Se quiser, use cebola picada também. Depois, é só assar por cerca de meia hora e correr pra mesa.

Por fim, a parceria doce que todo mundo ama: cravo e canela. Comum na doçaria brasileira, as duas especiarias juntas são parte fundamental da preparação de compotas e doces mais cremosos, como o arroz-doce. Use uma xícara (sempre de chá) de arroz tipo agulhinha, duas de água, três de leite, um terço de xícara de açúcar e meia lata de leite condensado. Coloque tudo menos o leite condensado em uma panela com uma pitada de sal, uma pitada de canela em pó e 3 cravos-da-índia. Depois que a mistura ferver, cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Acrescente o leite condensado, deixe no fogo por mais cinco minutos e está pronta a sobremesa!

E pra você? Qual é a dupla perfeita entre os temperos?