5 técnicas para cozinhar vegetais que vão te salvar na cozinha

Aprenda a deixar os legumes e hortaliças mais saborosos com essas dicas

Nem todo mundo curte legumes e hortaliças, mas é senso comum que quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é. Por isso, a presença de vegetais é tão importante na cozinha do dia a dia. Para fugir da simples salada de alface ou do legume cozido na água, separamos cinco truques e técnicas para cozinhar legumes que vão salvar sua refeição e dar muito mais sabor aos pratos.

Anote aí!

Branqueie
O branqueamento é a técnica mais importante da cozinha de vegetais. É bastante simples e funciona tanto com legumes como hortaliças. Ferva água e deixe o alimento nela até que mude de cor. Depois, para parar o cozimento, dê um banho de água gelada ou transfira o ingrediente para uma travessa com água e gelo. A técnica faz com que os alimentos fiquem mais macios, sem perder a cor.

Deixe a água de lado
Nem todo vegetal precisa de água para cozinhar. Sabia que é possível preparar brócolis, couve e couve-flor, por exemplo, apenas salteando em panela com um pouco de azeite? Pois então. Dessa forma, o alimento não perde sua crocância e fica com a cor bonita. Outros métodos sem água, incluem grelhar (inclusive na churrasqueira) e assar.

Tempere
Ervas e especiarias são ótimos acompanhamentos para a cozinha de vegetais. A batata é o mais democráticos, aceitando desde noz-moscada e páprica, até alecrim, orégano e manjericão. Mas experimente, por exemplo, finalizar cenouras salteadas com tomilho ou então assar couve-flor com uma mistura de azeite e páprica? Você vai ver que os condimentos são os melhores amigos dos legumes e verduras.

Truque do sal
Alguns vegetais, como abobrinha e beringela, soltam água quando cozidos, principalmente em receitas em camadas, como lasanhas vegetarianas. Para evitar que fiquem murchos e acabem muito molengos, uma dica é usar o sal, que desidrata as fibras dos vegetais. Dessa forma, quando eles vão para o cozimento soltam menos água. Fatie os legumes, polvilhe sal e espere cerca de 15 minutos. Depois seque bem os pedaços e parta para as panelas.

Para fritar
Se a ideia é ter algo crocante (seja batata palha, chips de abobrinha ou mesmo cenourinhas passadas na manteiga), lance mão do pano de prato ou do papel-toalha para secar muito bem os vegetais. A técnica funciona particularmente bem antes de fritar por imersão ou saltear os legumes.